Poupar em dormidas e fazer amigos!

Para maior parte das pessoas a viajar num regime low cost, poupar no alojamento é fundamental. Normalmente o alojamento representa mais de 50% da despesa diária de um viajante. Há várias formas e maneiras de poupar contudo, neste post vamos focar-nos apenas numa – Couchsurfing.

Começamos a usar o Couchsurfing ainda em Portugal. Neste website, para os mais leigos, os seus utilizadores abrem as portas de suas casas, oferendando um sofá, uma cama ou mesmo um quarto privado a um estranho ou como o próprio Couchsurfing diz “a uma amigo que ainda não conheceste”! Nós tínhamos a nossa sala para oferecer. Existe a possibilidade de estar presente neste espaço virtual apenas para ir beber um copo mas não é disso que trataremos aqui.

Imagem
Jantar israelita, preparado pelo nosso Couchsurfers Nogah e Ben e com o Jed a juntar-se à festa (outro Couchsurfer – neozelandês), em nossa casa em Lisboa.

Em Lisboa hospedámos, entre pessoas a viajar sozinhas e casais, cerca de 20 e apesar de estarmos os dois a trabalhar, na altura, das 9h as 21h e às vezes até aos finais de semana, sempre foi nosso objectivo apenas hospedar quando tínhamos a certeza que havia algum tempo para estar com os nossos couch surfers. Se à partida quem procura um sofá, está à procura de poupar uns trocos no seu orçamento de viajem, quem hospeda está, à partida, à procura de conhecer pessoas com histórias e coisas interessantes para partilhar e para se inspirar nas suas viagens.

Durante os meses de verão em Portugal recebíamos, nesta plataforma, cerca de 3 pedidos por dia para hospedar malta que viajava para Lisboa. Tínhamos de selecionar a que pessoas abríamos as portas de nossa casa. De uma forma ou de outra quando começamos a hospedar estava na nossa expectativa conhecer pessoas com histórias muito interessantes e partilhar um monte de experiências mas estávamos longe de imaginar que íamos de facto fazer grandes e bons amigos, com quem fazemos questão de manter o contacto hoje!

Amigos que voltamos mais tarde a hospedar,  ou já no decorrer desta nossa grande viagem nos hospedaram fora do Couchsurfing.

e1ac6946-cec4-4214-8456-62b1d8ca1220
Preparação para o Palm Sunday com família e amigos do nosso amigo Mark (Egípcio que hospedamos em Lisboa e que depois nos hospedou em Alexandria, fora do Couchsurfing).

Quando começamos esta viagem deixamos de estar no Couchsurfing a hospedar e passamos a estar enquanto hóspedes. Embora agora os papéis se invertam mais importante que poupar uns trocos no alojamento, os principias resultados desta experiência continuam a ser a facilidade com que conseguimos fazer grandes amigos. A real e simples facilidade em nos conectarmos tão rapidamente com pessoas de outros países (às vezes tão diferentes mas que nos conseguem fazer sentir tão espontaneamente próximos) é incrivelmente brutal! A magia do Couchsurfing para nós mostrou-se desta forma e tornou-se para nós uma forma poderosa NÃO DE POUPAR NO ALOJAMENTO enquanto viajamos mas de nos dar a possibilidade de ver verdadeiramente como é que as pessoas vivem nos seus países, no seu dia a dia, o que comem o quê e como cozinham, que hábitos têm e mais importante que tudo, trouxe-nos a possibilidade de muitas vezes mudar por completo a forma como vemos um povo e um país. O Couchsurfing trouxe-nos sim ao longo desta viagem uma forma muito simples a possibilidade de FAZER AMIGOS DE TODO O MUNDO PARA A VIDA!

 

This slideshow requires JavaScript.

Se quiseres consultar o nosso perfil no Couchsurfing basta clicar AQUI.

Se não encontrares o Couchsurfer certo para te hospedares e tiveres de escolher um “poiso” (pago) para ficares! A nossa melhor dica é mesmo usar o Booking ou um AirBnb! Todos os guias de viagem recomendam sítios mas aqui as avaliações estão actualizadas e consegues ter uma melhor ideia do que vais encontrar. Para poupares uns trocos extra podes sempre usar os descontos que temos para ti clicando BOOKING (15€) ou AIRBNB (desconto de aprox. 30€ para novos utilizadores). Aproveita.

Podes ler também as nossas dicas sobre:

como fazer pedidos certeiros no couchsurfing AQUI

como te comportares quando és hospedado por um couchsurfer AQUI

 

2 comments

Leave a comment